terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Relacionamento perfeito


Entrevista cedida pela psicóloga Alessandra Torres sobre o tema "Relacionamento Perfeito" para o Portal Nós Mulheres

1- Por quê geralmente ao passar dos anos o relacionamento cai na rotina ou esfria?

Psicologa : No início de qualquer relacionamento a tendência doa casais é ficarem o máximo de tempo possível junto. Com o passar do tempo essa vontade de ficar sempre junto vai diminuindo, a rotina do relacionamento aparece. Geralmente acabam dizendo que o relacionamento esfriou, e se acomodam, achando que esse esfriar é inevitável e faz parte do relacionamento.
A diminuição daquele querer estar junto sempre, daquela paixão de início do namoro é normal, já que os problemas do dias a dia, e as novidades acabam perdendo a graça, o sabor do novo.

2- Como identificar  o fim do  relacionamento?

Psicologa : Conseguimos identificar que o relacionamento esfria quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar atividades que costumeiramente sempre faziam. A falta de diálogo, a falta de tolerância na aceitação do outro e pequenas brigas podem ser sinais que o casamento ou o namoro tenham caído na rotina

3- Quais atitudes fortalecem e rejuvenescem o amor?

Psicologa : Algumas dicas são importantes para não deixar o relacionamento envelhecer, cair na rotina
1. manter o diálogo
2. desenvolver alguma atividade junto com o companheiro
3. aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro
4. Respeitar a opinião do parceiro
5. preservar os momentos de intimidade
6. ter um espaço individual
7. Expor a sua opinião
8. fazer planos juntos
Todas essas dicas são importantes para o fortalecimento do amor, desde sempre essas atitudes devem ser tomadas para que haja essa rotina, essa leveza no relacionamento e que todos saibam que poderão passar por qualquer situação de uma maneira tranquila

4- O que deve-se fazer para evitar as brigas e o desgaste emocional dentro da relação?

Psicologa : O diálogo e a confiança são essenciais para evitar as brigas e o desgaste dentro do relacionamento. Se o casal não conversa, não consegue manter um vínculo de cumplicidade e de confiança para resolverem problemas. Então é necessário que o casal estabeleça uma rotina de conversa desde o começo do namoro confidenciando suas alegrias e tristezas, para que cada um saiba que pode confiar e ter um apoio quando for necessário.

5- Quais as dicas para a sensação de paixão no início da relação durar por mais tempo?

Psicologa : - Conversar com seu parceiro todo dia, demonstrar que se interessa por ele, que se preocupa  faz com que o parceiro sempre tenha o interesse de compartilhar as novidades.
- Presenteie ou faça uma surpresa para a pessoa que você ama. Não precisa ser nada de valor, apenas  demostre que fez aquele gesto, aquela surpresa pensando nele.
- Sempre se arrume para sair com o seu namorado ou marido, isso mostra que você se preocupa com você, que mesmo casada ou namorando há algum tempo tem a sua vaidade e quer se produzir para ele também como no início do namoro.
- Procure realizar passeios, atividades, entre outras coisa para que assim a rotina sempre mude. Vá a barzinhos, lanchonetes, restaurantes, cinema, entre outros lugares que você poderá aproveitar momentos descontraídos juntos.

6- Quais atitudes o casal deve ter para prezar a confiança e o bem-estar da relação?

Psicologa : Acho que todas essas dicas das outras questões cabem aqui, a questão da confiança, cumplicidade, diálogo, respeito, flexibilidade com o outro, enfim , tudo o que já foi falado.

7- Qual o fator que gera mais desentendimentos entre os casais levando a um possível rompimento?

Psicologa : O ciúmes e falta de flexibilidade para entender as questões individuais de cada um são fatores que geram rompimento com uma maior facilidade. É necessário que o casal procure entender os problemas individuais e o seu modo de ver as coisas e respeitar a opinião de cada um.

Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu - Portal Vital

1- Há vários perfis de mulheres? Algumas curtem o relacionamento e se divertem sem pensar no amanhã? Outras acreditam que podem ser felizes para sempre? E há aquelas que acreditam na frase: “Que seja eterno enquanto durar"?

Psicóloga: Sim há vários perfis, mas acredito que 90 % estão no grupo das que acreditam que podem ser felizes para sempre, os outros 10% passam momentaneamente por fases onde apenas o divertimento é o que interessa ou fases onde vale  a pena manter um bom relacionamento mesmo que por pouco tempo. Mesmo estes 10% um dia caem no grupo das que querem ser felizes para sempre com o homem perfeito no relacionamento perfeito – com a experiência da vida acabam aceitando ser feliz para sempre com o homem possível no relacionamento não perfeito mas aceitável.

2- Quais as características de cada um desses grupos e o que as leva a pensar assim?

Psicóloga: O grupo que quer viver a penas o momento é aquele que está experimentando experiências para que um dia possa definir qual o que melhor lhe satisfaz.
O grupo que considera “que seja eterno enquanto dure” é um grupo mais maduro, já viveu algumas experiências ou aproveitou as experiências de amigas e aprendeu com elas.

3- Hoje em dia qual o tipo de pensamento mais comum? Qual é o mais saudável?

Psicóloga: O mais saudável é viver sua realidade interna sem precisar provar nada para ninguém. Há mulheres que acreditam que fica mais bonito representar o papel de “nem te ligo” para os relacionamentos quando não é verdade – ela se importa e muito em manter um relacionamento de qualidade, com verdadeira interação e comprometimento.

4- A idade influencia nessa maneira de encarar o relacionamento?

Psicóloga: Não necessariamente a idade mas a maturidade sim. Sabemos que algumas mulheres aproveitam bem as lições da vida e crescem com elas mas outras só acumulam sofrimento mas não absorvem novas informações, mas de forma geral quanto mais experimentamos tipos diferentes de pessoas e relacionamentos vamos formando o perfil do que  realmente nos interessa. Depois de passar por vários relacionamentos onde:
- Num deles a mãe do parceiro tinha prioridade para a agenda do sábado à noite
- Noutro a esposa doente não melhorava nunca de sua “doença” que o impedia de pedir separação até o momento de você descobrir que era tudo mentira.
- Noutro ele te ama mas não está “pronto” para assumir um compromisso mais sério
Depois de várias destas você já sabe cair fora logo no inicio do problema entrar em sua vida.

5- Quais outros fatores interferem?

Psicóloga: A própria constituição biológica interfere na forma da mulher encarar relacionamentos. Vamos analisar o sistema reprodutivo masculino: produção de novos (milhares)  espermatozoides até idade bem avançada. Ou seja, não há necessidade de “economizar”, pode-se espalhar a semente o máximo possível.
Agora, o sistema reprodutivo feminino: A mulher nasce com uma quantidade limitada de óvulos que se manterão os mesmos até o fim de sua vida, estes óvulos envelheceraço com esta mulher e sofrerão desgaste com as mesmas doenças que a mulher tiver ao longo da vida. Conclusão: seus óvulos são preciosos, não se pode desperdiçar e usar com qualquer um. Tem que ser um parceiro de qualidade, pois além de tudo esta mulher ficará impossibilitada de se manter por um período depois de ter sua prole e precisará de alguém para prove-la.
Este sistema biológico influencia no sistema comportamental sem que ao menos tenhamos a mínima noção disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário